Púlpito Pentecostal - Post 004

Púlpito Pentecostal

Falar sobre púlpito Pentecostal talvez seja o temas mais rico dentro da teologia cristã.

Essa riqueza se da pelo fato das mensagens estarem centralizadas no fervor, no poder e na pessoa do Espirito Santo, mas também pode ser o tema mais complexo no cristianismo, essa complexabilidade se da pelo fato de mitos teólogos acreditarem que os dons do Espírito Santo foram até os dias dos discípulos e apóstolos.

Outro fato sobre essa complexabilidade é que entre os pentecostais a divisão, vejamos:

Pentecostal histórico. Não acredita na doutrina da subsequência, nem na Evidência Inicial.

Pentecostal clássico. Que acredita nos dois distintivos do Pentecostalismo: a Subsequência e a Evidência Inicial.

Pentecostal teológico. Que abraça a Teologia Pentecostal, mas não pertence a uma denominação Pentecostal. É o caso do teólogo Craig Keener ex- assembleiano, hoje pertence a igreja batista.

Nesses 53 anos que sirvo a Deus em uma igreja pentecostal, percebo uma escassez de fervor, uma falta de estímulo dos pastores para com os fiéis, os reflexos de um esfriamento pentecostal é grande, não digo que o pentecostalismo morrera, mas podemos ver efeitos de esfriamento e rejeição entre os pentecostais.

Na pós-modernidade a igreja pentecostal não pode ficar só com a herança e a fama de pentecostal, é importante que o pastor pentecostal motive a igreja de fato ser pentecostal, as mensagens, as orações e os louvores devem ter mais fervor pentecostal.

É preciso tomar cuidado com o extremismo, muitos ventos estranhos inclusive da teologia da prosperidade acabam infiltrando entre os pentecostais, mas o pastor deve conduzi a igreja com responsabilidade na busca pentecostal.

A busca pelo pentecoste, deve ser o principal interesse do pastor, esse interesse só vai ocorrer na vida do pastor se ele tem hábitos de ler a Bíblia e textos onde alguns apóstolos reconhecia a importância do pentecoste na vida cristã (At 1.8; At 2.1-2; At 2.3-4; At 4.31;At 11.15; Jo 14.26).

Uma boa teologia em parceria com a escola dominical pode ajudar a igreja a desenvolver o pentecoste. Frequências as reuniões de oração é fundamental na busca pentecostal, jejuns e consagrações são elementos fundamentais para quem almeja ser pentecostal.

Grandes pentecostais na história:

Apóstolo Pedro

Apóstolo Paulo

Charles Parham

Willian Seymour

D. L. Moody

Por Gilmar Dias

Comentários

  1. A paz do Senhor a todos, excelente matéria pentecostal.
    Abraço primo.
    Paulo sergio

    ResponderExcluir
  2. Deu abençoe pelo seu comentário primo Paulo Sérgio. Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas